top of page
  • Foto do escritorRose Mariah

Culpa: um sentimento reparador

A culpa motiva uma ação reparadora que promove uma mudança em nosso comportamento



O sentimento de Culpa é na verdade um arrependimento por uma atitude que tomamos de forma equivocada.


A culpa motiva uma ação reparadora – uma confissão, um pedido de desculpas, e tentativas de desfazer o erro, e vendo desta forma, a culpa não é um sentimento negativo, já que o remorso e o arrependimento, promovem uma mudança em nosso comportamento. A Culpa nos faz crescer, evoluir e evitamos repetir o mesmo comportamento, assim esse sentimento é produtivo.


Mas existe a culpa que não nos ajuda a crescer, ela nos torna muito auto-críticos e isso pode nos levar a perder a autoestima. Precisamos entender e principalmente aceitar, que nem tudo está sob nosso controle, e deixar algumas coisas para trás e tirar o peso dos ombros.


O mais importante é perdoar a nós mesmos, não ficar presos a acontecimentos do passado, decisões ou escolhas que tomamos ao longo da vida, afinal escolhas tem a ver com o LIVRE ARBÍTRIO, e ser livre é um presente divino.


A culpa tende a ser mais forte nas mulheres, principalmente quando nos tornamos mães. Vamos olhar então para nossa ancestralidade, em todos os erros e acertos de nossos bisavós, avós e nossos pais. Somos capazes de afirmar que foram culpados por algo que nos tenha acontecido?


Perceba que assim como nós mesmos, eles fizeram o melhor que podiam, o melhor que tinham a oferecer à vida e à nós.


Eis a grande importância olhar para dentro e descobrir como nos perdoar desse sentimento.

Medite Comigo:

Vamos juntos perceber a CULPA em nosso corpo energético e transformar seu efeito em nós:



Texto por: Rose Mariah


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page