top of page
  • Foto do escritorRose Mariah

Raiva: O que nos causa esse sentimento e como trabalha-lo?

Levantamos uma questão importante relacionada ao nosso equilíbrio emocional e a Raiva apareceu como o sentimento que mais provoca desarmonia em nossa psique.

*Yamantaka é a manifestação irada de Manjushri, o Buddha da sabedoria – foi ensinada por Buddha Shakyamuni e auxilia na transformação de emoções negativas, como raiva e ódio, em emoções positivas, como amor e compaixão.

Levantamos uma questão importante relacionada ao nosso equilíbrio emocional e, consequentemente, energético e físico. Perguntamos em um grupo de 80 pessoas, qual o sentimento que provoca mais desarmonia em nosso estado psicológico? A partir das respostas, concebemos algumas meditações guiadas, que poderão auxiliar a perceber o movimento do sentimento em nosso corpo energético (chakras) e como transformar o efeito disso em nós. Vamos para o primeiro sentimento:


A RAIVA

A raiva é uma emoção humana natural e universal, que faz parte de nós desde que nascemos. Esse sentimento nem sempre é aparente, afinal fomos ensinados a não sentir raiva, mas ele existe em todos nós. Porém o que nos causa esse sentimento difere em cada pessoa.

Se não sentirmos ou expressarmos a raiva de forma adequada, ela é distorcida e a capacidade de perdoar, de relevar, de compreender, fica prejudicada e aí vem o rancor, que, quando persistente, tem um efeito mais duradouro em nós.

Não devemos achar que são as outras pessoas que provocam tal sentimento em nós, pois somos nós mesmos os responsáveis por nossos sentimentos. Afinal tudo é culpa do outro, nunca nossa... é mais fácil.

Mas quando começamos a mergulhar em nós mesmos, criamos coragem de olharmos e percebermos onde tudo começa. O autoconhecimento é fundamental para facilitar as mudanças em nosso comportamento. Pergunte-se: o que desencadeia a minha raiva?

E escreva todas as possibilidades que vierem a sua mente. Avalie também as mudanças que você já alcançou ao longo de sua vida, relacionadas ao sentimentos de raiva.

Veja isso como um desafio e como uma oportunidade de aprimorar seus sentimentos. Isso é crescimento, amadurecimento. E como podemos nos proteger da sensação de mal estar que sentimos depois que a raiva passa?

- Na medida do possível, procure conviver o menos possível com fatores que desencadeiam sua raiva. Se a convivência ou relacionamento despertam em você o sentimento, analise o que poderia melhorar este aspecto, converse, compartilhe com o outro sua intenção de melhorar, de equilibrar as coisas.

- Analise sua rotina diária, reserve um tempo para sua meditação, para estar em silêncio, aprofunde-se em seu autoconhecimento.

- Procure ser mais leve com você mesmo, afinal, todos estamos em processo evolutivo.

- E especialmente cultive os antídotos da raiva: as emoções positivas, como perdão, alegria, bondade, amor.

Não existe vácuo no universo e dois sentimentos nunca ocupam o mesmo lugar em nós, aprenda a SUBSTITUIR a raiva por alegria e amor.


Medite Comigo:

Vamos juntos perceber a RAIVA em nosso corpo energético e transformar seu efeito em nós:



Por: Rose Mariah Ferreira

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page