Estabeleça a conexão com o sagrado ao iniciar cada prática.
Mudar um hábito já é difícil, inserir outro requer de nós muita vontade e coragem. Ao buscarmos o autoconhecimento vários caminhos começarão a se iluminar a nossa frente, um belo desafio!
O que é a respiração?
Não importa o que estejamos fazendo, caminhando ou dormindo, consciente ou inconscientemente estamos respirando. Não precisamos controlar, a respiração flui naturalmente e perceber a importância dela é fundamental.
Cada uma das nossas células precisa de oxigênio para sobreviver e todo nosso corpo é formado por milhões de células, cada uma delas carrega uma molécula de oxigênio.
Quando respiramos profundo e lento, levamos mais oxigênio para todos os sistemas orgânicos do corpo físico e também nutrimos o corpo sutil. Corpo e mente em equilíbrio é o objetivo dos pranayamas e conhecer como o corpo físico funciona, como podemos contribuir para ampliar a saúde física e mental, é potencializar este propósito.
Vamos entender?
A respiração é conseguida graças à realização de dois movimentos respiratórios: a inspiração e a expiração.
⦁ Inspiração: garante a entrada de ar no sistema respiratório. Nesse processo há a contração do diafragma e dos músculos intercostais, levando a expansão da caixa torácica e diminuição da pressão em seu interior.
⦁ Expiração: quando o ar sai do sistema respiratório. Nesse processo os músculos torácicos relaxam, assim como o diafragma, levando à redução da caixa torácica e ao aumento da pressão interna.
Comentários