top of page
  • Foto do escritorRose Mariah

PRANAYAMA

Prana é nossa energia vital, que traz força e vida aos órgãos e células.


Os Pranayamas são exercícios respiratórios que auxiliam a controlar e dominar o agito exterior, mantendo a harmonia entre o corpo e a mente. E com apenas 15 a 20 minutos diários de exercícios, você consegue captar todas as suas vantagens!


O que é PRANAYAMA?


Do sânscrito, Prana significa: energia vital e Ayama: extensão, comprimento. Então Pranayama significa a capacidade de prolongar o prana através de uma maior consciência respiratória.


A respiração ocorre de forma involuntária, mas o Pranayama é uma ação consciente, onde buscamos prolongar a entrada e a saída do ar em nossos pulmões.


No Hatha Yoga Pradipka, ll.15: “Assim como os leões, os elefantes e os tigres são domados lenta e cautelosamente, o prana deve ser controlado muito lentamente, em graduação proporcional à capacidade e às limitações físicas de cada um.”


Se estivermos mais agitados, respiramos mais, se estivermos tranquilos, respiramos menos. O segredo é acalmar todo metabolismo para que a respiração possa se tornar mais longa e profunda. A respiração é ponte entre o corpo e mente. Mudanças no corpo afetam a mente. Mudanças na mente afetam a respiração, que afeta o corpo.


A respiração consciente e ativa repercute no funcionamento do corpo inteiro de maneira positiva. Um dos primeiros benefícios percebidos é a melhora da capacidade pulmonar. Quando a respiração é superficial, os músculos do pulmão atrofiam, mesmo sem a presença de alguma doença. Quando a respiração é completa, os pulmões ficam mais elásticos e suportam um volume de ar cada vez maior. Pulmões mais fortes e resistentes são especialmente benéficos para pacientes com asma, bronquite ou alergias respiratórias.


A saúde cardiovascular também sente os benefícios da boa respiração. A má oxigenação do sangue intensifica a atividade cardíaca, exigindo maior bombeamento de sangue para garantir que as células recebam quantidades suficientes de oxigênio. Sendo assim, respirar profundamente combate a sobrecarga do coração, relaxa os músculos cardíacos e reduz a pressão arterial (graças ao menor volume de sangue nos vasos), além de favorecer o metabolismo celular.


Quem não respira bem, não dorme bem. O fornecimento insuficiente de oxigênio para o corpo mantém o cérebro em estado de alerta, impedindo que entre no sono profundo e reparador. Respirar corretamente ao longo do dia permite um sono mais revigorante e reduz a incidência de insônia, uma vez que o corpo já se encontra mais relaxado na hora de dormir.


Até mesmo o funcionamento intestinal pode ser beneficiado pela respiração correta. A movimentação do diafragma durante a respiração profunda estimula os movimentos peristálticos do intestino, melhora a digestão e reduz a ocorrência de constipação.


Por fim, a boa oxigenação do corpo melhora a postura, reduz as tensões musculares, combate os radicais livres, o envelhecimento precoce e favorece o pleno funcionamento do metabolismo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page