top of page
Foto do escritorRose Mariah

Inteligência Emocional

Em um ambiente comum num horário impróprio, nós percebemos a beleza?


Em 2007 um colunista respeitado do Washington Post, Gene Weingarten, conduziu um experimento social numa estação de metrô de Washington.


Numa fria manhã de janeiro, um homem sentou-se numa estação de metrô da capital norte-americana e começou a tocar violino. Durante cerca de 50 minutos, ele tocou seis peças de Bach. Era a hora do rush, quando milhares de pessoas passavam pela estação, a maioria das quais a caminho do trabalho.


Após três minutos, um homem de meia-idade notou que estavam tocando música. Ele reduziu o passo e parou alguns segundos, mas em seguida saiu apressado. Um minuto depois, sem parar, uma mulher jogou um dólar na caixinha. Em seguida, um homem encostou-se na parede para ouvir, mas momentos depois olhou para o relógio e foi embora. Houve uma pessoa que prestou atenção, um garotinho de 3 anos. Mas a mãe o arrastou consigo, mesmo que a criança tenha virado a cabeça para trás, na direção do músico, o tempo todo.


Nos 50 minutos em que o músico tocou apenas seis pessoas pararam e o escutaram um pouco. Umas vinte deram-lhe dinheiro, mas não pararam. Ele recolheu 32 dólares.


Ninguém percebeu quando ele terminou de tocar. Ninguém aplaudiu e não houve nenhum tipo de reconhecimento.


O músico era Joshua Bell, um dos melhores violinistas do mundo. Ele tocou peças de Bach em um violino avaliado em 3,5 milhões de dólares. Dois dias antes do concerto no metrô, Joshua Bell lotara um teatro em Boston com entradas que custavam em média 100 dólares.


Segundo Washington Post as balizas do experimento eram: “Em um ambiente comum num horário impróprio, nós percebemos a beleza? Paramos para apreciá-la? Reconhecemos um talento num contexto inesperado? Se andamos tão apressados a ponto de não perceber os acordes sublimes de um violino, quantas outras coisas não estaremos perdendo?


Por Daniel Goleman

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page